- Instale Tecnologia
A importância dos indicadores de manutenção: MTBF e MTTR
Os indicadores de MTBF (Mean Time Between Failures) e MTTR (Mean Time to Repair) devem servir como referência para tomada de decisões, pois os mesmos são indicadores de qualidade. Eles são utilizados desde os anos 60 a fim de quantificar a qualidade da manutenção e auxiliando na tomada de decisões.
O MTTR indica o tempo médio para realizar a manutenção de um equipamento, logo valores baixos de MTTR demonstram que a manutenção é eficiente, tal indicador é descrito pela razão tempo por ocorrências.

Onde:
· TM = Tempo Total de Manutenção, é o somatório do tempo em que o equipamento ficou parado devido as paradas de manutenção (tempo de reparo).
P = Número de Paradas (intervenções realizadas), é a quantidade de vezes que o seu equipamento parou e necessitou de reparos.
Já o MTBF indica o tempo médio que um equipamento trabalha antes de falhar, por isso valores muito elevados demonstram ótimos resultados da equipe de manutenção. Assim como MTTR, o MTBF tem como unidade horas por ocorrências.

TD = Tempo Total de Disponibilidade, é o tempo que o equipamento deveria estar funcionando caso não houvesse nenhuma parada ou intervenção. Sendo a somatória das horas de bom funcionamento.
Logo, a relação entre esses dois indicadores possibilita determinar a disponibilidade mecânica do equipamento. Sendo uma das variáveis importante para o dimensionamento de equipamentos.

