- Instale Tecnologia
Elemento 41, o que você deve saber sobre o nióbio
Atualizado: 20 de Out de 2019
Nióbio, como é denominado o elemento 41 da tabela periódica, é o mais leve metal refratário e tem sido utilizado na engenharia moderna como solução para grandes desafios tecnológicos.

Essa riqueza é brasileira
O Brasil detém incríveis 86,7% das reservas mundiais, segundo United States Geological Survey (USGS), seguido pela Austrália (10,7%) e o Canadá (3,1%). Os recursos e reservas brasileiras estão localizados nos municípios de Araxá, no Estado de Minas Gerais, Catalão e Ouvidor no Estado de Goiás e em São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas.
Além de ser detentor das maiores reservas, o Brasil também responde pela quase totalidade da oferta da liga ferro – nióbio, metal e outros compostos. Sendo a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, situada na cidade de Araxá-MG, a maior produtora mundial.

Onde é utilizado?
A aplicação do nióbio esta principalmente na siderurgia, sendo utilizado na fabricação de aços inoxidáveis, algumas ligas de metais não ferrosos, aços estruturais e aços para indústria automotiva e até materiais para motores a jato e turbinas a gás. O nióbio também possui propriedades supercondutoras, viabilizando seu uso na área médica, transportes e na pesquisa.
Os principais consumidores de nióbio são os EUA, Japão, China e alguns países da Europa Ocidental. O consumo desses países está relacionado ao comportamento do setor siderúrgico, condicionado à indústria automobilística, aeroespacial e petrolífera.
O cenário mundial é animador para o Brasil, as previsões são de que o país se manterá como principal fornecedor de ferro nióbio e outros produtos derivados, além da expectativa de ampliação dos países consumidores.