Buscar
  • Instale Tecnologia

Como a telemetria pode auxiliar na geração de resultados da operação de mina

Atualizado: 20 de Out de 2019


Quem trabalha com transportes, dentro e fora da mina, sabe que os pequenos detalhes fazem toda a diferença quando a ordem é redução de custos. A tendência atual é que todos os equipamentos sejam cada vez mais monitorados com crescente aumento na tecnologia embarcada, dentro dessa tendência pode-se destacar a telemetria como grande aliada.



Tecnologia gerando resultados


De forma simples, a telemetria pode ser definida como uma ferramenta que realiza medição de dados dos equipamentos e os transmite, de forma remota, para uma central de monitoramento. Com os dados em mãos, o supervisor do transporte pode se planejar e tomar decisões mais assertivas com relação a frota, que irão permitir, de fato, reduzir custos.

Sendo eficiente para identificar falhas, a telemetria indica anomalias e o equipamento pode ser reparado antes de um dano de maior proporção, evitando desperdícios, gerando mais economia e proporcionando mais segurança às operações. Um exemplo comum, que pode ser corrigido com a telemetria, é a pressão dos pneus, que pode ser monitorada e reparada antes da perca total do item.


created by jannoon028 - www.freepik.com

Mudança cultural


Outra mudança positiva que a telemetria pode causar é no âmbito cultural da empresa. A indústria automotiva investiu continuamente em tecnologia nos últimos anos, o que resultou em equipamentos com uma eletrônica complexa. Na via contrária, a capacitação dos operadores desses equipamentos não teve o mesmo investimento, sendo ainda um gargalo da área. Porém, com o uso da telemetria é possível monitorar os hábitos desses funcionários e reorientá-los a fim de corrigir erros, implantando uma nova cultura de boa condução de equipamentos na empresa.

Os sistemas ainda são relativamente dispendiosos, o que torna a aderência pelas empresas até então baixa. Além disso, ainda se esbarra na dificuldade de encontrar mão-de-obra qualificada, já que são necessárias pessoas para receber as informações do sistema e analisa-las para uma tomada de decisão rápida. Contudo, quando se alia uma telemetria de qualidade, um sistema de gestão eficiente e uma manutenção de qualidade é possível alcançar uma operação de mina eficiente e eficaz.

Em suma, é importante ressaltar que quando buscar por um sistema de telemetria é determinante que exista a possibilidade de integração dele com um sistema de gestão de frota existente. De forma que estes dois sistemas “conversem” e permitam que as funcionalidades sejam aproveitadas ao máximo e todas as variáveis sejam analisadas em conjunto.

0 visualização

FALE CONOSCO

Tem alguma dúvida ou deseja saber mais?

Deixe o seu contato, e um de nossos especialistas irá contactá-lo(a) em breve!

(34) 3661-1199 | (34) 3662-9763

Praça Juca Frederico, 510 / Bairro Santo Antônio / Araxá / MG / CEP: 38182-090

INSTALE TECNOLOGIA LTDA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. 2019