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Desafios da Gestão de Frotas no Setor de Utilities

O setor de Utilities tem necessidade de otimização dos seus recursos com a máxima qualidade possível, assim como todos os setores que dispõem de vários veículos para atender as suas operações, como na mineração e na agricultura. A logística operacional do setor de Utilities é feita em áreas extremas e remotas, trazendo também uma dificuldade de comunicação e gestão das equipes de campo.



Em atendimentos em diversos lugares do país, o setor de Utilities não podem contar nem com sinal de telefonia, muito menos com transmissão de dados com qualidade para informações sobre ordem de serviços ou simplesmente contato telefônico. Sendo assim, a  maioria das empresas utilizam o sistema que atende para implantar faixas de rádio para poder auxiliar em sua comunicação.


Com a utilização de sistemas embarcados modernos, pode-se criar uma rede wireless interna no veículo, fazendo a conexão remota com mais de uma operadora, satélites e até mesmo transferência de dados por rádio, com chaveamento inteligente entre elas. Com isso, a gestão operacional pode-se fazer uso de várias ferramentas para melhorar a qualidade e tempo de atendimento dos técnicos em campo, como por exemplo utilizando um tablet com um sistema de gerenciamento da frota, indicando a melhor rota para o atendimento, gerenciando os status do equipamento e acompanhamento das OS e até mesmo sensores de fadiga e distração voltados a um ponto muito importante, que é a segurança dos motoristas.



Com muitos veículos nas suas bases e necessidade de reduzir os custos de seus atendimentos, a telemetria dos equipamentos podem ser um grande aliado auxiliando em análises do comportamento dos motoristas, podendo reduzir a manutenção dos equipamentos e a melhor gestão de combustível.


Uma central de controle unificada para a gestão dos veículos e acompanhamento das ordens de serviços faz toda a diferença na gestão operacional da empresa. O atendimento de um controlador em tempo real, pode auxiliar a definir as prioridades e evitar as perdas operacionais, atuando sempre com decisões estratégicas para a melhor gestão da equipe.

A inteligência artificial também pode ser explorada no auxílio da gestão de frotas em Utilities.


Um algoritmo inteligente pode auxiliar a montar uma GRID de um atendimento de Ordens de Serviços, tendo como parâmetros: qualidade de atendimento, conhecimento de técnicos, áreas de atendimento e prioridades. Também na escolha da melhor rota para a execução dos serviços a inteligência artificial se faz presente otimizando os recursos.

Os conceitos de gestão de frota devem ser aplicados corretamente, com medições precisas dos apontamentos dos estados do equipamento gerando dados confiáveis para os principais indicadores: Disponibilidade, Utilização, Eficiência Operacional e Produtividade.


Apenas através de um entendimento dos conceitos da gestão de frota integrada,  tecnologias capazes de favorecer a comunicação e a informação e com medições eficientes pode-se trabalhar com uma otimização dos recursos, dimensionando melhor e com mais qualidade a sua frota para o setor.

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