Buscar
  • Instale Tecnologia

Gestão de Frota na Mineração - Categorias de Tempo


Para melhor aproveitamento de recursos dos sistema de gestão de frota (despacho), é essencial manter o foco nos indicadores básicos gerados nos sistemas de gestão de frota. Porém, a configuração do sistema depende de uma estrutura principal, considerada sua "espinha dorsal": as categorias de tempo, sendo elas associadas às apropriações.

As apropriações devem ser configuradas seguindo a árvore de categorias de tempo adotada pela empresa, de acordo com a gestão e fundamento lógico básico para que os indicadores (Disponibilidade, Utilização, Eficiência Operacional e Produtividade) sejam gerados corretamente.


Ao tratar deste assunto é importante ter certos conceitos em mente:

Categoria de tempo: Corresponde à divisão do tempo em classes de serviços, detalhando o tempo gasto na execução de atividades de operação e manutenção do equipamento. Ex: Horas Disponíveis;

Código: Representa uma abreviação da denominação da categoria de tempo. Ex: HD (de horas disponíveis);

Ocorrências ou Apropriações: Tratam dos eventos realizados pelo equipamento ao longo do tempo, representando todas as ações mapeadas da operação e da manutenção, incluindo desvios operacionais da mina;

Paradas: Ocorrências ou Apropriações que geram interrupção total ou redução substancial da produção.

 A apropriação previamente configurada na árvore de categorias de tempo deve seguir um conceito único por equipamento, levando em consideração o tipo e a função operacional desempenhada. A imagem abaixo representa um exemplo de árvore de categorias de tempo, onde pode-se observar a distribuição de horas dentro das Horas Calendário totais disponíveis:





A tabela anterior apresenta a descrição das principais categorias de tempo utilizadas. Conforme detalhado, é possível adequar as categorias a cada empresa, tendo em vista as operações da mina e o nível de detalhamento desejado.


As apropriações devem ser cadastradas e parametrizadas dentro das categorias de tempo levando em conta a forma que os dados serão analisados na tomada de decisões. É de extrema importância a adequação das apropriações de acordo com a realidade da mina, buscando o equilíbrio entre simplificação e detalhamento.


No que se refere à simplificação, é importante que quantidade de apropriações disponíveis seja adequada ao nível de engajamento da equipe, tanto para o entendimento do conceito de cada uma e quanto para a correta apropriação das ocorrências de acordo com a atividade realizada. Isso evita que dúvidas e erros surjam no momento do apontamento por parte dos operadores e controladores, e favorece para que as decisões sejam, consequentemente, tomadas de forma mais assertiva.


Para melhor entendimento vamos tratar inicialmente da categoria de tempo “HOI – Horas Ociosas Internas”. Nela podem ser inseridas ocorrências em que o equipamento esteja disponível, mas não operando, tais como: refeição, troca de turno, parada contra fadiga e sono, dentre outras. Já condições climáticas, como chuva por exemplo, são ditas como “HOE – Horas Ociosas Externas”, em que o equipamento não opera por motivos externos, ou seja, que não podem ser controlados.


As ocorrências relacionadas ao ciclo produtivo tratam-se de “HEF – Horas Efetivas”, tais como: movimentando cheio, manobra descarregamento, descarregando, movimentando vazio, manobra de carregamento e carregamento. As filas de carregamento e descarregamento são geralmente consideradas como “HAO – Horas de Atraso Operacional”.


Portanto, o diferencial que o sistema de gestão de frota traz nesse caso é que, conforme as ocorrências são apontadas, é possível analisar as apropriações dos equipamentos e obter os principais indicadores com base nas categorias de tempo em que as ocorrências estão associadas, tudo de forma rápida e automatizada.


O Easymine® é uma solução completa para gestão que garante aumento de produtividade com o melhor custo benefício do mercado. Tudo de forma 100% digital.

Dúvidas? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis em nossas redes sociais e telefones.

#easymine #gestaodefrotas #software #mineracao

0 visualização

FALE CONOSCO

Tem alguma dúvida ou deseja saber mais?

Deixe o seu contato, e um de nossos especialistas irá contactá-lo(a) em breve!

(34) 3661-1199 | (34) 3662-9763

Praça Juca Frederico, 510 / Bairro Santo Antônio / Araxá / MG / CEP: 38182-090

INSTALE TECNOLOGIA LTDA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. 2019