Buscar
  • Instale Tecnologia

O desafio da produtividade na operação de mina

Atualizado: 20 de Out de 2019

O alto investimento no setor mineral exige que os equipamentos sejam utilizados de maneira eficiente, reduzindo gastos e o tempo ocioso.


Produtividade na Mina

Os altos valores da operação


Além do alto investimento na aquisição dos equipamentos de uma mina, também existe um alto custo operacional que os envolve. Este custo está relacionado à movimentação contínua de minério e estéril, sendo que essa movimentação pode chegar a 60% do custo total da operação de uma mina. Desta forma, fica evidente a importância de uma utilização eficaz dos equipamentos de transporte e carga, mas também um melhor aproveitamento dos equipamentos de apoio.

Se a redução dos custos de transporte estava vinculada ao aumento da capacidade dos equipamentos, hoje, a redução está baseada em esforços para um bom planejamento de transporte, maior produtividade e nas estratégias de despacho utilizadas. Esses esforços traduzem-se em uma maior produtividade e, consequentemente, maior lucratividade.

Com o objetivo de atender as demandas de produção da mina é realizado o despacho dos caminhões de transporte, que é a distribuição de tarefas e rotas dos equipamentos, e que fica condicionada ao melhor tempo de ciclo. Assim, o despacho deve ocorrer de forma a garantir o uso eficiente dos recursos e podem ser divididos em estáticos e dinâmicos.



Alocação estática e dinâmica


Na alocação estática, os equipamentos de transporte têm apenas um ponto de carga e outro de descarga dentro de um período de tempo. Como as frentes variam constantemente na mina, este sistema não consegue amparar todas as necessidades. Porém, por seu baixo valor de investimento e simplicidade, ainda tem sido largamente utilizado em minerações de médio e pequeno porte.

No entanto, as empresas de maior visão têm utilizado o sistema de alocação dinâmica. Neste sistema, os equipamentos não ficam em uma rota fixa, como no estático. Eles podem ser direcionados a diferentes frentes automaticamente, conforme a necessidade da mina. O sistema dinâmico reduz os custos com a roteirização dos equipamentos e garante a qualidade do minério que chega a usina, além de influenciar na produtividade.

É importante que o sistema de despacho seja preciso e confiável, de modo que as operações da mina possam ser otimizadas em tempo real. Resultando assim em um aumento na capacidade de produção da mina ou a redução do número de equipamentos necessários, assim sendo uma valiosa ferramenta na redução de custos na mina.


0 visualização

FALE CONOSCO

Tem alguma dúvida ou deseja saber mais?

Deixe o seu contato, e um de nossos especialistas irá contactá-lo(a) em breve!

(34) 3661-1199 | (34) 3662-9763

Praça Juca Frederico, 510 / Bairro Santo Antônio / Araxá / MG / CEP: 38182-090

INSTALE TECNOLOGIA LTDA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. 2019