- Instale Tecnologia
Mineração 4.0
Atualizado: 20 de Out de 2019
Assim como vários setores da economia já fizeram, a mineração vem buscando inserção na Indústria 4.0. O setor está embarcando em uma mudança tecnológica rápida que gera maior produtividade, segurança e inovação.

O que é a Indústria 4.0?
A mineração 4.0 faz parte do que chamamos de Quarta Revolução Industrial ou Industria, cujo o termo foi criado na Alemanha em 2011, durante um programa governamental que visava desenvolver o setor de manufatura do país através de alta tecnologia.
Um dos objetivos do governo alemão era aumentar a produtividade do setor para competir com a manufatura asiática, que vinha crescendo desde a década de 70, devido à grande participação dos Tigres Asiáticos no setor, principalmente a China, que viria a se tornar país chave na produção mundial com uma consequente queda de participação dos país desenvolvidos na indústria global.
Igualmente as três primeiras revoluções industriais, a quarta é marcada por um conjunto de mudanças nos processos de produtos, manufatura e operação. Mas diferentemente das outras, está sendo prevista e vista como uma tendência e não detectada apenas depois de ocorrida.
Mas onde a mineração entra?
A mineração já vivenciou uma grande mudança com a terceira revolução industrial, quando os computadores e automação chegaram aos sistemas de operação e beneficiamento de minérios, dando lugar a diversos processos remotos.
Já no que se relaciona a quarta revolução a mineração vem conquistado espaço aos poucos. Um dos objetivos da revolução é tornar o processo operacional e produtivo cada vez mais estável e controlável, com produção planejada e real cada vez mais próximas, sem grandes surpresas.
Através da tecnologia da informação e automação nas minas, espera-se ganho de produtividade, o que é fator determinante para o setor, que lida com cada vez mais desafios para diminuição de custos e aumento de receita.
Além disso, a automação empregada aos equipamentos gera taxas de produção mais contínuas, maior desempenho, já que o equipamento trabalha em turnos mais longos, ganhando também em segurança aos trabalhadores que não são expostos diretamente a situações de riscos na operação.
Na mineração subterrânea os impactos podem ser ainda maiores. A segurança e o controle do avanço da mina têm prioridades que necessitam ser atendidas. O Monitoramento de pessoas e sistema de ventilação dentro da mina subterrânea podem ser gerenciados através das novas tecnologias de rede e IOT enviando dados para os gestores em tempo real.
Tantos argumentos de produtividade, maior segurança e redução de custos nos dizem que a Mineração 4.0 está cada vez mais próxima.