Buscar
  • Instale Tecnologia

Sistemas Embarcados para Gestão de Frota

Atualizado: 20 de Out de 2019

Os sistemas embarcados estão utilizando em seu hardware microcontroladores com cada vez mais recurso e criando para a gestão de frotas possibilidades que até recentemente eram imagináveis dentro do setor. Além do conhecido wifi, por exemplo, agora existe a possibilidade de utilização de protocolos baseados em LORA ou Bluettoth Low Energy (BLE). A utilização dessas tecnologias junto a tablets ou plataformas baseadas em x86, permitem a redução de custos de implementação mesmos com todos os avanços.



Sendo para o uso de tablets ou para hardwares de arquitetura x86 é necessário um desenvolvimento especializado. Nos tablets podem ser desenvolvidos softwares embarcados em Android ou Windows, que são utilizados para a interface de comunicação com o operadores/motoristas, estes dispositivos podem ainda ser integrados com outros dispositivos, como: sistemas telemetria, como por exemplo em leitura de protocolos (J1939 – CAN), ou até mesmo para sensoriamento de equipamentos móveis, um exemplo disso são os sensores TPMS e fadiga de motoristas.


As limitações desses hardwares ainda são voltadas a expansões de funcionalidades de softwares embarcados, a arquitetura X86 ainda tem vantagem de possuir hardwares mais potentes, e permitir muitas vezes expansibilidade da aplicação com menor investimento. Nota-se por exemplo que dispositivos Android, quando são atualizados os softwares de aplicações comuns, param de atualizar as versões dos aplicativos exigindo uma versão de hardware e sistema operacional mais atualizado.


Pode-se ainda utilizar o desenvolvimento de aplicações que exploram os recursos de sistemas paralelos disponíveis dos processadores, tanto em tablets como em outros dispositivos para uma aplicação utilizando vários núcleos e aproveitar mais os recursos de hardware, porém deve-se ter conhecimento sobre o sistema de gerenciamento dos núcleos desses processadores com expertise devido à complexidade.



Na mineração a robustez do hardware é um requisito importante, pois as condições de temperatura, umidade, poeira e vento variam muito e podem desgastar ou danificar o equipamento e, desse modo, comprometer a operação e a segurança das instalações eletroeletrônicas. Nas minas, os sistemas embarcados devem ser devidamente protegidos de poeira, umidade, choques mecânicos e varrições de temperatura. Por isso, esses equipamentos não utilizam sistemas de refrigeração com ventilação forçada (cooler).


Considerando muitas variáveis para a escolha de um hardware embarcado para uma solução de gestão de frotas temos como fator importante quais são suas ferramentas e recursos disponíveis, não deixando de lado a percepção do mercado e a tendência da tecnologia que pode ser influenciada diretamente pelos fabricantes de hardwares e desenvolvedores de sistemas operacionais, tanto por exemplo que hoje em dia é mais fácil achar tablets com sistemas android do que windows. Porém alguns fornecedores ainda disponibilizam placas embarcadas com processadores x68 que podem ser desenvolvidas aplicações windows com bons frameworks testados e homologados a tempo pelo mercado.

0 visualização

FALE CONOSCO

Tem alguma dúvida ou deseja saber mais?

Deixe o seu contato, e um de nossos especialistas irá contactá-lo(a) em breve!

(34) 3661-1199 | (34) 3662-9763

Praça Juca Frederico, 510 / Bairro Santo Antônio / Araxá / MG / CEP: 38182-090

INSTALE TECNOLOGIA LTDA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. 2019